Estamos em construção - continue navegando e volte depois para mais novidades!

O que aprendemos com a Stack Overflow Survey ’23

Todos os anos o Stack Overflow, um dos maiores portais de perguntas e respostas da comunidade de desenvolvedores de software do mundo, realiza uma pesquisa sobre o ecossistema de desenvolvimento de software. A pesquisa publicada mais recente, do ano passado, teve mais de 40 mil pessoas desenvolvedoras profissionais respondendo sobre diversos temas do dia a dia: como trabalham, com qual linguagem, quais são seus objetivos, entre outras questões. A equipe Jambu leu a pesquisa e percebeu que várias conclusões são tão importantes e profundas que, na verdade, chegam a ser perceptíveis no dia-a-dia.

Há ferramentas, mas as relações…

Embora cerca de metade das pessoas tenha dito que “dispõem de ferramentas e recursos para encontrar conhecimento e resolver questões relativas ao trabalho”, o mesmo grupo também disse que:

Além disso, um belo 93% respondeu que tem interações frequentes com colegas fora de sua equipe imediata. Em torno de 25% das pessoas não tiveram confiança suficiente nem para concordar, nem para discordar que as ferramentas e as relações humanas estão funcionando bem no seu ambiente de trabalho. Há muito espaço para melhorar as relações e, também, os recursos digitais de conhecimento.

Se isso não fosse suficiente, as duas últimas perguntas do levantamento respondido por mais de 42 mil pessoas desenvolvedoras revelou que 63% passam mais de 2.5 horas por semana procurando soluções e técnicas para seu trabalho – sendo que 24% do total passa mais de 5 horas semanais! Além disso, 49% respondeu que passa mais de 2.5 horas por semana respondendo perguntas – e mais de 5 horas semanais para 17.8%.

Se fizermos as contas desses números considerando sua quantidade de funcionários, o esforço e o tempo de troca de contexto até cada um voltar para sua própria tarefa… Os números dizem por si só: há um enorme canal de desperdício de tempo freando a produtividade das equipes em todo o mundo, e os copilotos de inteligência artificial – que já em uso por quase metade dos respondentes, principalmente para a única tarefa de escrever código – não vão resolver tudo.

Estabelecer Simbiose é mais simples do que parece

Vários desses problemas são considerados comuns, naturais, ossos do ofício. Enquanto a concorrência continua pensando dessa maneira, nossos clientes têm a oportunidade de experimentar um serviço completo de cooperação e transformação cultural na empresa, atacando exatamente os pontos de isolamento de conhecimento – e sofrimento da equipe.

A Simbiose é um programa cuidadosamente desenhado para atacar não apenas o desperdício de tempo, mas também estabelecer um ciclo virtuoso de interações e conhecimento que vai fazer todo mundo querer trabalhar (ou continuar trabalhando) na sua empresa: das pessoas mais seniores às mais juniores; da gestão de times e o RH até gestão de marca.